quarta-feira, 6 de abril de 2005

É tudo uma questão de informação...

O tema desta minha entrada de blog é algo que me vem irritando desde há algum tempo...
O jornalismo abusivo… quer dizer… o jornalismo, porque parece-me que todo ele hoje em dia é abusivo.
Mas a gota de água, foi agora com a morte do pobre Papa (A quem aproveito para fazer uma homenagem merecida pela sua obra) … O coitado do homem estava doente, no leito da morte e os marretas dos jornalistas passavam as emissões a querer saber tudo, todos os detalhes, o que ele dizia, quantas vezes tossia, como estava o boletim de saúde… cheguei a temer que um deles, o mais destemido de todos, fosse passar tudo o que era barreira de segurança e subir pelas paredes até à janela do quarto do Papa e tentar fazer-lhe uma entrevista… Parece que estou a ver a situação: “Oh senhor Papa, oh, psiuuu, largue aí a máquina de ventilação e diga-me lá, como se sente?”. Ao que o Papa responderia: “Oh homem, saia daí que ainda cai abaixo e tal”. E perante a situação, certamente o jornalista iria imediatamente contactar a redacção ou entrar em directo numa emissão especial e iria afirmar peremptoriamente que o papa estava a ir abaixo, segundo as suas próprias palavras… É assim que nascem os boatos, o pessoal nem ouve bem o que lhes dizem… Enfim…
Aos senhores da comunicação social e afins eu quero apenas dizer: Arranjem uma vida própria, conheçam mais pessoas, saiam mais vezes de casa, é capaz de vos fazer bem, talvez quem sabe têm melhores ideias para tornar a televisão em algo que as pessoas realmente possam ver…
E não sei porquê, mas parece que consigo imaginar, ainda relacionado com o Vaticano, um jornalista disfarçado de candeeiro no conclave e um Cardeal a dizer para outro: “É estranho, mas acho que ando a ficar maluco, ainda à 5 minutos ouvi daquele candeeiro as palavras «E de momento é tudo aqui do conclave, Jervásio Fontinha para a TVx», e agora ouvi outra vez a mesma coisa… deve ser daquele fumo preto e branco, aquilo deixa-me os pulmões feitos num oito…”

Abraços e beijos a quem de direito…

1 comentário:

Catanadas disse...

Pois... e tal...