segunda-feira, 11 de abril de 2005

É para almoçar?

12:30 - Restaurante: "Boa tarde, é para almoçar?"
Ora bem, o que é que se responde a isto?
"Não, só me sentei um bocadinho para ver televisão" ou "Não, só estou a descansar as pernas", ou "Não obrigado, eu só estou aqui porque tenho por hábito entrar em restaurantes em plena hora de almoço só para ficar a olhar..." ou então "Não, é pra jantar..."
DUUHHHHHH!!! Eu quando vou a um restaurante, e friso bem – "Restaurante" – vou com a intenção de comer. Ora se por acaso calha de serem, vamos lá, umas 12:30 ou quem sabe 13h, é porque vou para almoçar!
Será assim difícil de entender?
Vocês agora dizem – “Ah, mas e tal e não sei o quê, e tu é que tens a mania de implicar com tudo, e não sei que mais e também podes ir ao restaurante só tomar café!”, ao que eu vos digo: “É verdade, mas e o que é que isso tem a ver? Se é um restaurante é para comer: almoçar, jantar e quem sabe cear… se eu quero um café, vou a um café ou a um bar, ok? Eu sou assim e tal!”. E assim ficam sem resposta!
Ah, lembrei-me agora de uma coisa… Como é que se pede a conta num restaurante? Vá, pensem lá, imaginem que estão num e façam o favor de gesticular ao empregado…
Deixem-me adivinhar… ergueram o dedo indicador, captaram a atenção do empregado, depois fizeram com a mão direita o gesto de quem escreve qualquer coisa no ar, não foi? (A chamada arte do Air Pen) Pois é, toda a gente faz o mesmo, toda a gente! E o que me espanta é que os empregados percebem sempre! Se eu fosse empregado e visse aquilo eu pegava numa caneta ou num lápis e levava à pessoa que fez o gesto.
E se por acaso alguém precisa de uma caneta, sabem como faz? Chama o empregado, chega a pôr-se de pé e pede gentilmente ao empregado que lhe empreste uma… a mim parece-me que as pessoas têm vergonha de não ter com que escrever e pedirem ao empregado, mas não tem vergonha de pedir a conta alto e bom som, depois de terem comido alarvemente!
Mas isto é o que eu penso, porque na verdade o que acontece é que as pessoas fazem a gesticulação mágica de pedir a conta simplesmente para marcarem território. E como é que é isso? Eu explico pequenitos: As pessoas gesticulam alarmantemente a pedir a conta, para que as pessoas que estão à volta pensem que é ele(a) que vai pagar a conta e assim ganham um pouco mais de respeito.
Mas claro que depois a conta chega e todos pegam no telemóvel a dividir a continha e pronto, fica tudo resolvido…
Já agora: Oh faxabore, podia trazer-me a conta?
Abraços e beijos a quem de direito…

PS – Alguém me pode emprestar 1,5€ para eu não destrocar dinheiro a pagar a minha parte da conta?

Sem comentários: